5 principais características de profissionais de sucesso

1. Proatividade

Sabe aquele tipo de indivíduo que, geralmente, toma a iniciativa na hora de fazer as coisas e não espera que ninguém o dê ordens para realizar aquilo que deve ser feito? Pessoas assim são consideradas proativas — e essa característica se repete na maioria dos profissionais de sucesso.

“Isso não é minha responsabilidade, então não vou fazer”. É comum ouvirmos tal frase no dia a dia, não é? Mas esses dizeres certamente não partem de profissionais proativos.

A proatividade faz com que o indivíduo enxergue oportunidades nos lugares em que os demais veem apenas obstáculos. E isso colabora para que ele assuma maiores responsabilidades e riscos, aprenda muito mais e, claro, se destaque.

Todavia, lembre-se de que ser proativo não é, definitivamente, o mesmo de ser workaholic, ou seja, viciado em trabalho. Os profissionais indispensáveis costumam ter uma percepção aguçada sobre o que precisa ser feito.

Confira nosso Curso de Assistente Contábil

2. Comprometimento

O comprometimento é mais uma das qualidades dos profissionais de sucesso. Uma pessoa comprometida sabe quem é e aonde quer chegar. Ela faz tudo o que está ao seu alcance para atingir os objetivos que estabeleceu.

Isso não significa passar por cima do colega, da ética ou da moral para conseguir o que se quer, mas sim dar o seu melhor para chegar até onde deseja. Vale lembrar, ainda, que os indivíduos comprometidos são altamente envolvidos com aquilo que fazem e se preocupam em agir com eficiência, para o bem dos resultados finais de seu trabalho.

3. Humildade

A humildade faz parte da personalidade de um profissional de sucesso, à medida que o ajuda a lidar melhor com as críticas e seus próprios fracassos. Mas ser humilde também é essencial àquele que busca por uma carreira sólida e ascendente.

Essa qualidade o ajudará a ouvir sugestões, conselhos, dicas e ensinamentos que podem colaborar para seu crescimento e amadurecimento. Por fim, lembre-se de que a humildade é fundamental não somente no âmbito profissional — e, por esse motivo, precisa ser desenvolvida por todos, junto à busca contínua por conhecimento, simplicidade, maturidade e gentileza.

4. Criatividade

O mundo está em constante transformação. E, para conseguir sobreviver no mercado de trabalho, o profissional deve ser criativo em sua área.

Novos e velhos problemas precisam de soluções inovadoras. Quem conseguir encontrar maneiras sustentáveis, eficientes e criativas sairá na frente e garantirá seu lugar ao sol.

5. Bom caráter

Certos profissionais colocam seus interesses acima de qualquer coisa e não se importam em ser egoístas, bajuladores e calculistas em busca de seus objetivos.

Pois saiba que profissionais de sucesso são aqueles capazes de trabalhar em conjunto com outras pessoas, de forma simbiótica e honesta. Eles procuram construir suas carreiras sem prejudicar os outros, mas utilizando seus próprios méritos e esforços.

Emylly Rodrigues
Secretária

Promoção de Quarentena

Gratis

Baixe Agora o livro "Tomar Notas" Estratégias de Aprendizagem com Anotações ► aproveite é Grátis

Geral
gilberto

Crescimento profissional: saiba como alavancar a sua carreira

O crescimento profissional é um desejo comum no mercado de trabalho pelas mais diversas motivações. Com certeza, você já percebeu que se trata de uma vitória difícil e acirrada, conquistada dia após dia, diante de uma realidade extremamente competitiva e, também, condicionada por tempos de crise e de desemprego

Leia Mais »
Geral
Ana Maria Rodrigues

10 VANTAGENS DE TER CERTIFICADOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

10 VANTAGENS DE TER CERTIFICADOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

1- Servem como comprovação de atividades Extracurriculares (para curso superior e técnico)

2- Somam pontos em provas de títulos para concursos públicos (conforme edital)

3- Comprovam o conhecimento prático e teórico para contratação naquela área.

Leia Mais »
Geral
Franciane Rodrigues

A IMPORTÂNCIA DE SABER USAR O COMPUTADOR DA MANEIRA CORRETA.

Ter conhecimentos básicos de informática é essencial para qualquer pessoa, porque a tecnologia é essencialmente parte de nossas vidas diárias. Atualmente, as pessoas que podem usar o computador para realizar praticamente qualquer operação e nem sabem como acessar a Internet, porque, acredite, algumas pessoas não sabem, elas definitivamente serão consideradas ultrapassadas e assim deixadas para trás.

Leia Mais »
Descubra o que se estuda em biomedicina
Geral
Marcos José da Silva

Descubra o que se estuda em biomedicina

Você está pensando em ser biomédico, mas não sabe bem o que se estuda em biomedicina? Fique tranquilo, pois você não está sozinho! Essa é mesmo uma das profissões que mais se destaca hoje, despertando interesse por oferecer enormes possibilidades de carreira.

Segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), são mais 30 áreas de atuação. Interessante, não é? Para você entender melhor o curso, podemos dizer que, enquanto os médicos cuidam diretamente do paciente, o biomédico desenvolve remédios, vacinas, e realiza pesquisas e análises clínicas.

Leia Mais »
Facebook Comentários