fbpx

Dicas para se tornar um Jovem Aprendiz.

O programa de aprendizagem para jovens visa valorizar os aspectos educacionais e profissionais dos jovens no Brasil, e muitas vezes é a porta de entrada para muitos ingressarem no mercado de trabalho.
 Hoje, além das grandes empresas que oferecem vagas para jovens aprendizes, muitos adolescentes aderiram ao programa. O programa, chamado Jovem Aprendiz, tem como objetivo melhorar a carreira e a educação dos jovens no Brasil. As necessidades do programa refletem isso, e os jovens devem frequentar regularmente uma escola pública com boas notas e absentismo extremamente baixo.
 A maioria das grandes empresas oferece vagas para jovens aprendizes; muitos jovens consideram o plano quando começam a procurar seu primeiro emprego, seja porque precisam aumentar sua renda familiar sem sair da escola ou simplesmente porque desejam A independência financeira não depende mais do dinheiro dos pais.

Saiba muito bem escolher

Atualmente, muitas empresas oferecem programas de aprendizagem para jovens. É por isso que é importante escolher uma vaga em uma área em que você tenha algum conhecimento ou plano de propriedade.

Estude e colha informações sobre a empresa

Ao decidir quais empresas participar do processo de seleção, pesquise-as! Pesquise na internet, como a empresa atua no mercado, como se sente ao trabalhar lá, isso pode ajudá-lo durante a entrevista e fazer um bom desempenho.

Tenha documentação preparada.

É hora de separar todos os documentos necessários para o processo de seleção. Esses documentos incluem carteira de identidade, RG, registro individual de contribuinte, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e comprovante de frequência escolar. Se você é um estudante, não há problema, apenas mostre a prova de matrícula e desempenho acadêmico. Se você é menor de idade, deve ter uma autorização assinada e autorizada assinada por seus pais ou responsável legal.

Currículo objetivo e simples

✓ Informações básicas e atualizadas;
✓ Coloque suas experiências profissionais, se houver;
✓ Escolaridade;
✓ Coloque suas atividades extracurriculares;
✓ Seja bem breve quando for apresentar o perfil do candidato.

Entrevista – Chegou a hora!

Quando você for à entrevista, além de conhecer a empresa, escolha a roupa certa. A menos que o trabalho esteja vago em um banco ou escritório, nenhuma roupa formal é necessária. Lembre-se de manter a calma e não tenha vergonha de falar.

Mostre que você é um candidato interessado

Nenhuma pergunta durante a entrevista indica que você está interessado na vaga. Preste atenção em tudo o que o entrevistador diz e seja o mais claro possível em sua resposta. Se você tiver alguma dúvida sobre a empresa, é hora de  perguntar. Você também pode solicitar informações sobre a próxima etapa (se selecionada). É hora de deixar tudo claro!

Observações gerais sobre o programa jovem aprendiz

O programa é regido pela Lei de Aprendizagem, que exige que grandes e médias empresas ofereçam vagas de emprego para jovens entre 16 e 25 anos, que nunca trabalharam antes.
Os jovens interessados em entrar no mercado de trabalho podem procurar o programa, mas alertamos que é necessário segui-lo, porque às vezes é difícil conseguir uma vaga.
A empresa seleciona jovens para preencher bem as vagas, portanto, além de mostrar seus talentos e experiência em entrevistas, também é necessário identificar vagas candidatas. Jovens criativos, comunicativos e inovadores sempre se destacam da multidão.

Passos para fazer um bom currículo de Jovem Aprendiz

Desenvolver um currículo para jovens aprendizes não é uma tarefa impossível, mesmo para aqueles sem experiência profissional. Para os jovens que ainda não começaram a trabalhar, eles geralmente acreditam que não têm nenhuma experiência ou capacidade de se destacar quando se candidatam ao primeiro emprego. “Isso é um erro”, disse ele. “Mesmo aqueles que nunca trabalharam devem fazer a diferença e desenvolver certas habilidades para enriquecer seu currículo.” 

Deseja escolher uma faculdade? Clique no botão abaixo para conferir algumas de nossas graduações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.