O programa de aprendizagem para jovens visa valorizar os aspectos educacionais e profissionais dos jovens no Brasil, e muitas vezes é a porta de entrada para muitos ingressarem no mercado de trabalho.
   Hoje, além das grandes empresas que oferecem vagas para jovens aprendizes, muitos adolescentes aderiram ao programa. O programa, chamado Jovem Aprendiz, tem como objetivo melhorar a carreira e a educação dos jovens no Brasil. As necessidades do programa refletem isso, e os jovens devem frequentar regularmente uma escola pública com boas notas e absentismo  extremamente baixo.
   A maioria das grandes empresas oferece vagas para jovens aprendizes; muitos jovens consideram o plano quando começam a procurar seu primeiro emprego, seja porque precisam aumentar sua renda familiar sem sair da escola ou simplesmente porque desejam A independência financeira não depende mais do dinheiro dos pais.

Se você deseja participar do processo de seleção, confira algumas de nossas dicas para você! 

Saiba muito bem escolher

Atualmente, muitas empresas oferecem programas de aprendizagem para jovens. É por isso que é importante escolher uma vaga em uma área em que você tenha algum conhecimento ou plano de propriedade.

Estude e colha informações sobre a empresa

Ao decidir quais empresas participar do processo de seleção, pesquise-as! Pesquise na internet, como a empresa atua no mercado, como se sente ao trabalhar lá, isso pode ajudá-lo durante a entrevista e fazer um bom desempenho.

Tenha documentação preparada.

É hora de separar todos os documentos necessários para o processo de seleção. Esses documentos incluem carteira de identidade, RG, registro individual de contribuinte, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e comprovante de frequência escolar. Se você é um estudante, não há problema, apenas mostre a prova de matrícula e desempenho acadêmico. Se você é menor de idade, deve ter uma autorização assinada e autorizada assinada por seus pais ou responsável legal.

Currículo objetivo e simples

✓ Informações básicas e atualizadas;
✓ Coloque suas experiências profissionais, se houver;
✓ Escolaridade;
✓ Coloque suas atividades extracurriculares;
✓ Seja bem breve quando for apresentar o perfil do candidato.

Entrevista – Chegou a hora!

Quando você for à entrevista, além de conhecer a empresa, escolha a roupa certa. A menos que o trabalho esteja vago em um banco ou escritório, nenhuma roupa formal é necessária. Lembre-se de manter a calma e não tenha vergonha de falar.

Mostre que você é um candidato interessado

Nenhuma pergunta durante a entrevista indica que você está interessado na vaga. Preste atenção em tudo o que o entrevistador diz e seja o mais claro possível em sua resposta. Se você tiver alguma dúvida sobre a empresa, é hora de  perguntar. Você também pode solicitar informações sobre a próxima etapa (se selecionada). É hora de deixar tudo claro!

Observações gerais sobre o programa jovem aprendiz

O programa é regido pela Lei de Aprendizagem, que exige que grandes e médias empresas ofereçam vagas de emprego para jovens entre 16 e 25 anos, que nunca trabalharam antes.
Os jovens interessados em entrar no mercado de trabalho podem procurar o programa, mas alertamos que é necessário segui-lo, porque às vezes é difícil conseguir uma vaga.
A empresa seleciona jovens para preencher bem as vagas, portanto, além de mostrar seus talentos e experiência em entrevistas, também é necessário identificar vagas candidatas. Jovens criativos, comunicativos e inovadores sempre se destacam da multidão.

Passos para fazer um bom currículo de Jovem Aprendiz

Desenvolver um currículo para jovens aprendizes não é uma tarefa impossível, mesmo para aqueles sem experiência profissional. Para os jovens que ainda não começaram a trabalhar, eles geralmente acreditam que não têm nenhuma experiência ou capacidade de se destacar quando se candidatam ao primeiro emprego. “Isso é um erro”, disse ele. “Mesmo aqueles que nunca trabalharam devem fazer a diferença e desenvolver certas habilidades para enriquecer seu currículo.” 

Inscreva-se que entraremos em contato em nosso Banco de Talentos daremos apoio em todo o processo é gratuito

Preparando para o Mercado de Trabalho

Participe da Seleção!

Currículo de Jovem Aprendiz – Como fazer?

✓ Especifique bem a sua escolaridade;

✓ Cuidado com os erros de português;
✓ Insira todos os seus cursos complementares;
✓ Palestras e minicursos que tenha participado;
✓ Cursos online tendo oportunidade realize;
✓ Insira suas atividades complementares;
✓ Vá em frente de todo o tempo perdido.

Para quem não sabe, o programa de jovens aprendizes é um projeto do governo federal criado a partir da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097 / 2000), que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem recebe aprendizado teórico (em sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante).
A ideia principal é que o jovem receba treinamento para aprimorar as habilidades na área que atua na empresa. Para participar do programa, você deve ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado ou já ter concluído o ensino médio. Os alunos das escolas públicas podem ter uma preferência na seleção e a frequência e o desempenho escolar também podem ser
diferenciais no processo de recrutamento. O programa de aprendizagem é a oportunidade que você tem de conseguir o primeiro emprego em uma grande empresa e assim adquiri experiência profissional, é a chance que você tem de entrar no mercado de trabalho e só crescer, pois o programa de aprendizagem tem parceria hoje com grandes empresas.

Principalmente porque sabemos o quanto é difícil conseguir a primeira oportunidade de trabalho no mercado, se você está em busca de posicionamento profissional, recolocação no mercado e adquiri experiência, não deixe de participar do programa Jovem Aprendiz. Corra na frente, não perca tempo.

Mesmo se você usar todas essas técnicas, não encontrou nada interessante em seu currículo, e eu recomendo que você perca tempo antes de continuar. Saindo de casa, procurando boas histórias para contar. Encontre cursos, seja voluntário e participe de projetos escolares especiais. Vale a pena. Se preparar para o mercado de trabalho é uma das maneiras mais promissoras para garantir o seu sucesso profissional, afinal é importante está sempre a frente da concorrência, estudar, se qualificar e conseguir assim boas colocações no mercado atual.

Inscreva-se que entraremos em contato em nosso Banco de Talentos daremos apoio em todo o processo é gratuito

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossosPolítica de Proteção de Dados.
Leia Mais