Depois de se dedicar tanto aos estudos, você finalmente conseguiu a tão sonhada vaga na faculdade. Agora, deve estar pensando que vai poder relaxar um pouco, certo? Pois saiba que, para se destacar no ensino superior, é preciso se tornar um aluno protagonista.
Não importa qual curso você faça, o ritmo de estudo será diferente daquele que tinha antes. Por isso, é preciso ter o empenho adequado para não ficar para trás no conteúdo e prejudicar a sua formação.
Se você quer saber como não correr esse risco, continue a leitura deste post. Nele, vamos mostrar o que é um aluno protagonista e dar 4 dicas para você se tornar um. Confira!
O que é um aluno protagonista?
Em qualquer etapa do aprendizado, seja no ensino médio, seja no superior, espera-se que o estudante vá além de ter apenas um bom desempenho nas provas e demonstre comprometimento, vontade de aprender e interesse em evoluir academicamente. É isso o que caracteriza um aluno protagonista, que se destaca por ser acima da média.
Como ser um aluno protagonista?
1. Tenha um bom planejamento
O primeiro passo para se tornar um aluno protagonista é saber se organizar em relação ao aprendizado. Para isso, uma boa dica é criar um cronograma para planejar os estudos.
Veja quais dias e horários você tem livres para se dedicar a essa tarefa e analise quais conteúdos precisam ser revisados. Depois, divida-os de acordo com o tempo disponível, de forma a não deixar nenhuma disciplina sem acompanhamento.
2. Deseje sempre aprender mais
O estudante acima da média deve buscar constantemente aprender mais. Para isso, é importante participar de atividades complementares, aulas extracurriculares e grupos de pesquisa, além de realizar cursos externos à universidade, como de idiomas e, até mesmo, fazer intercâmbios e trabalhos voluntários.
Ter uma formação rica e diversificada é fundamental para conseguir se destacar não apenas no ambiente acadêmico, mas também fora dele. Assim, você desenvolverá mais talentos e diferenciais.
3. Tenha proatividade
Um aluno protagonista precisa ter proatividade, conduzindo as suas próprias pesquisas, lendo textos além daqueles pedidos em sala de aula e buscando sempre os melhores resultados.
Dessa forma, ele conseguirá estudar de forma autodidata, sem precisar tanto do respaldo do professor, e poderá adquirir ainda mais conhecimento.
4. Tenha objetivos
Por fim, é preciso que você tenha objetivos em relação à faculdade. Saber aonde você quer chegar profissionalmente é fundamental para que possa aproveitar esse período de aprendizado para absorver informações que serão úteis para se tornar um profissional bem capacitado para o mercado de trabalho.
Agora que você já sabe como ser um aluno protagonista, não perca mais tempo: coloque as nossas dicas em prática e comece agora mesmo a se empenhar nos estudos e se destacar perante os seus colegas de curso!