fbpx

Como pronunciar 5 famosas expressões em inglês

A língua inglesa tem muitas diferenças do português e precisamos ficar sempre atentos à pronúncia de cada palavra. Por exemplo, na língua portuguesa, nós pronunciamos o “a” quase sempre da mesma maneira (exceto nas situações em que ele vem com o som de ã e â), como nas palavras “amora”, “ameixa”, “abadia” e “astróloga”. O “a” é sempre bem aberto e isso quase nunca muda.

Mas, em inglês, cada vogal e consoante pode ter uma particularidade! No caso do “a”, em inglês” ele pode ser pronunciado de muitos jeitos. Observe: “ancient”, “August” e “April”. Os três “as” presentes nessas palavras são pronunciados com sons distintos. Para não cair em ciladas, vamos aprender como se pronuncia essas expressões em inglês bem comuns no dia a dia!

I have no idea

Essa é uma das expressões em inglês que podem ser muito úteis na hora do bate-papo. Em vez de cair na mesmice e responder “I don’t know”, você pode adotar “I have no idea” expressão que significa “não faço ideia”. 

  • Para pronunciar o “have”, lembre-se de nunca dizer a última letra (“e”) e parar na consoante “v” . 
  • Para dar mais musicalidade à sua frase, tente pronunciar as palavras I, no e idea com mais ênfase do que o “have”. Chamamos essa técnica de sentence stress!
  • Intrusive /w/: Entre as palavras no e idea inserimos um som de /w/ para conectar esses sons de vogais e poder falar com mais fluência.

It’s high time

Sabe aquela série em que você espera dez temporadas para o casal protagonista finalmente ficar junto? Neste e em muitos outros contextos podemos utilizar a expressão em inglês “It’s high time”, que significa “já não era sem tempo”. 

  • Para pronunciar o “it”, preste atenção no som do “i”. Ele pertence ao grupo de palavras chamados “short vowels”, ou seja, “vogais curtas”, na tradução ao pé da letra. Em vez de pronunciar o “i” como em português (longo e melódico), esse “short i” é curto, como se as cordas vocais interrompessem o som pela metade. 
  • Já o “high”, é pronunciado igualzinho ao “hi”, de “oi” — mas os dois são escritos de maneiras diferentes, heim? Quando esse fenômeno acontece, chamamos de “homophones”. 
  • Por fim, temos dois aspectos importantes para observar em “time”  /ta?m/. O “t” não é pronunciado como estamos acostumados na língua portuguesa — a exemplo das palavras “tatu”, “tomar”, “tatuagem”. O t soa como uma bateria (instrumento musical) (ts, ts, ts). Ah, e atente-se no áudio dessa expressão  o som /m/, que é um som nasal.

As soon as possible

Hoje em dia, queremos tudo feito para ontem! A expressão em inglês “as soon as possible” quer dizer “o quanto antes”, perfeita para quando você precisa que o outro dê prioridade ao seu pedido. No inglês informal das redes sociais e mensagens de texto, é possível abreviar essa expressão para “asap”.

  • A palavra “as”, encontrada duas vezes na expressão, deve ter o “s” pronunciado com som de “z”;
  • Na palavra “soon”, note se está fazendo o som de “n” ou “m” na última sílaba. Dica: a  sua língua deve estar posicionada no céu da boca ao pronunciar a última consoante, o “n”;
  • Em “possible” (/’p??.s?.b?l/), note que existem dois schwa sounds: nas vogais “i” e “e”. Então, já sabe: schwa sounds devem ser curtos e bem fracos! Ouça no áudio para praticar!;
  • Outra dica importante para pronunciar essa expressão em inglês é conectar os sons “as”, “soon” e “as” — chamado de catenation no estudo de pronúncias do inglês. É bem simples: leia em voz alta como se as três palavras fossem escritas juntas: “asoonas”. Linkar sons é muito comum para os nativos da língua inglesa, principalmente no inglês americano. Muita gente pensa que os nativos falam muito rápido — o que pode ser verdade dependendo da pessoa — mas na maioria das vezes é só a conexão entre palavras em ação!

Break a leg

Dos bastidores dos palcos para as conversas informais, essa expressão em inglês não tem nada a ver com desejar coisas ruins para alguém. Muito pelo contrário, ela significa “boa sorte” ou “arrase”! Esse idiom (expressão idiomática) é muito usado na língua inglesa em diversos contextos.

  • Em “break” (/bre?k/), lembre-se de pronunciar muito bem o “k” e não adicionar nenhuma vogal aí e dizer “breiqui”— um vício de linguagem bem comum para os brasileiros;
  • Linking sounds: conecte o “break” com a vogal “a”. Sempre que uma palavra terminar com som de consoante e a próxima for uma vogal — e vice-versa, nós linkamos os sons, como se fossem escritos juntos, como em “breaka” (igualzinho o “as soon as”, lembra?);
  • “Leg” (/leg/), adicione seus conhecimentos de stop sounds e pare o som no som do “g”.

By the way

Se você quer expressões em inglês famosas e úteis para conversação, não se esqueça de incluir “by the way”, que significa, “a propósito”. Ela é ótima para conectar assuntos e deixar sua fala mais fluente.

  • Pronuncie “by” como o “bye” de tchau. É aquele caso de homophones que mencionamos anteriormente;
  • Um dos sons mais desafiadores para os alunos de inglês como segundo idioma é o TH sound (som de TH). Existem dois tipos de TH sound: voiced (com vibração das cordas vocais) e unvoiced (sem vibração das cordas vocais). Encontramos o voiced TH sound na palavra “the”. Ao pronunciar esta palavra, posicione sua mão na garganta: você deve sentir uma espécie de vibração ao dizer o TH. Algumas pessoas também brincam que esse som se assemelha ao barulho de uma abelha;
  • A palavra “way” (/we?/) é pronunciada igualzinho o fonema em parêntesis, substituindo o som de “a” pelo de “ei”;
  • By e way são as palavras enfatizadas nessa expressão. Por isso, não foque muito na pronúncia do the pois, nessa frase, ele menos importante e por isso passamos por ele rapidinho.

Assim como qualquer idioma, o inglês possui muitas expressões que podem ser muito úteis na hora de se comunicar. Uma das melhores maneiras de colocar essas expressões em prática é cercando-se cada vez mais do inglês, seja nas aulas, redes sociais, músicas, filmes, séries ou games.

Gosta da área de Educação? Clique no botão abaixo para conferir algumas de nossas graduações da área!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.