Como se organizar para render o máximo possível no trabalho?

Com o trabalho em casa se tornando comum para muitas pessoas, é a hora de organizar sua vida profissional para mostrar o melhor de si mesmo para seus chefes. Se você ainda estiver trabalhando do escritório, as mesmas dicas e truques são válidas. Desde zerar sua caixa de entrada até organizar seu espaço de trabalho, aqui estão 8 conselhos que farão deste ano o seu mais produtivo no trabalho até agora.

Crie um ritual para começar e terminar o seu dia

Entre no modo trabalho todas as manhãs, fazendo as tarefas na mesma ordem, seja verificando seu e-mail ou preparando um café. Crie algo semelhante que ajude a sinalizar o fim do seu expediente também. Essas etapas são particularmente importantes se você trabalha em casa.Cada uma delas irá preparar seu cérebro para o trabalho e depois para espairecer.

Desconecte-se das redes sociais

Não há como se concentrar nas tarefas diárias se você tiver as abas do Instagram ou do Facebook abertas no seu computador. Algumas empresas até demitem funcionários por passarem muito tempo on-line durante o expediente. Desligue os dois aplicativos até a hora do almoço.

Não faça ligações pessoais a menos em caso de emergência

É ótimo que sua mãe queira ter notícias suas, mas não quando a ligação de 30 minutos chega no meio da jornada de trabalho. Envie todas as chamadas pessoais para o correio de voz até ter a chance de respondê-las no final do expediente ou na volta para casa. Peça aos seus entes queridos que lhe enviem uma mensagem de texto para chamarem sua atenção em caso de emergência.

Desative as notificações do telefone

Você realmente precisa saber que a Paula comentou sua foto do jantar ontem à noite?                        Não, claro que não. Todas essas notificações são apenas motivo de distração e levam à desorganização. Desative todos os alertas até que sua jornada de trabalho termine.

Levante-se e caminhe a cada hora

Ficar sentado por muito tempo não só faz mal ao seu corpo como também prejudica a criatividade e a sua produtividade. Programe um alarme a cada 45 minutos e, em seguida, levante-se ou afaste-se da mesa por 15 minutos. Mesmo uma rápida série de alongamento fará o sangue circular.

Dê um toque pessoal ao seu local de trabalho

Ninguém quer se sentar em um cubículo que não tenha personalidade, então organize seu espaço com alguns objetos pessoais – fotos, cartões postais, o que você quiser. Estudos mostraram que as pessoas são mais felizes e criativas quando cercadas por itens que as fazem sorrir.

Ache uma lista de tarefas que funcione para você

Existem várias agendas e cadernos que dizem ser a melhor solução para organizar sua jornada de trabalho, mas nenhum cérebro é exatamente igual ao outro. Teste vários sistemas para ver qual funciona melhor para você conseguir executar suas tarefas. Não importa a maneira que você faz, mas que você faça.

Acompanhe o tempo gasto em cada projeto

Você sabe quanto tempo gasta em uma determinada tarefa todos os dias? Controle melhor como você passa suas horas tirando uma semana para monitorar seu rendimento diário. No final, você terá um bom indicador de onde perde tempo e quais pessoas e processos fazem você perder produtividade. Tente, em seguida, otimizar o seu tempo.

Seu nome*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *