Se você acompanha conteúdos para desenvolver sua vida profissional – e nós sabemos que sim – deve esbarrar muitas e muitas vezes com as palavras inovação e criatividade, certo?

Foi-se o tempo em que a criatividade era uma skill valorizada apenas em certas áreas e profissões que trabalhavam diretamente com o mercado criativo e artístico. Hoje, essa habilidade é cada vez mais exigida em todos os setores e cargos. Não se trata apenas de usar a criatividade para criar, mas sim para resolver as questões e problemas do dia a dia de forma inovadora. 

Por que o mercado valoriza profissionais criativos?

Com muitas soluções nos mais distintos segmentos sendo solucionadas através da tecnologia e da automação de processos, abre-se espaço para as competências comportamentais, entre elas a criatividade. Por isso, as empresas estão de olho em profissionais que demonstram ter um alto nível criativo. E, mais do que isso, que utilizam esse tipo de inteligência no ambiente de trabalho.

Além disso, profissionais com essa habilidade são interpretados pelo mercado como pessoas que são observadoras e que prestam atenção ao detalhes, que conseguem armazenar muitas informações e têm um referencial interessante, que são pró ativas, que gostam de resolver problemas e que procuram diferentes perspectivas antes de tomar uma decisão. 

Como estimular a inteligência criativa?

Você deve olhar para os lados, e ver pessoas “naturalmente mais criativas” por aí. Mas, como qualquer outra habilidade, a inteligência criativa pode ser estimulada e desenvolvida por todos. O segredo está em explorar ferramentas e processos que guiem sobre uma nova forma de pensar.

Separamos algumas dicas para que você possa começar essa jornada agora:

  • Ser curioso é a característica primordial do criativo. Explore o mundo ao seu redor!
  • Busque e leia conteúdos relacionados à criatividade;
  • Esteja aberto a novas experiências. Diga sim para situações e atividades que você nunca pensou viver;
  • Faça as tarefas cotidianas de um jeito diferente. Sair da zona de conforto, mesmo nos detalhes, é uma forma de pensar em caminhos, alternativas e abrir espaço para o novo;
  • Você já ouviu falar em Design Sprint? Essa é uma metodologia do Google, totalmente voltada para a criatividade e inovação, ao passo que propõe uma sequência de etapas ágeis para transformar uma ideia ainda subjetiva em realidade; em projetos, produtos ou serviços concretos. Estudar e aplicar design sprint é um excelente exercício para a criatividade.
  •  Inclua hábitos diferentes na sua rotina. Essa é uma mudança fácil de fazer, que pode começar com pequenos costumes e que pode trazer muito conhecimento e até a descoberta de novos interesses. Aproveite a simplicidade dessa dica para colocar em prática hoje mesmo!

BAIXE AGORA!

E-book Aprendizagem Acelerada

Aprenda como Acelerar seus  estudos 50X mais rápido!

Deseja escolher uma faculdade? Clique no botão abaixo para conferir algumas de nossas graduações