Ao chegar em época de Enem e vestibular, é normal que o estudante fique um pouco perdido em relação a qual curso fazer. Afinal, há muitas possibilidades, algumas delas bem parecidas entre si. Por isso, é fundamental pesquisar bem sobre as áreas pretendidas para escolher a melhor opção.
Essa confusão acontece ao se questionar sobre prestar Ciências Contábeis ou Administração, por exemplo, uma vez que ambas as carreiras têm semelhanças e podem atuar em conjunto nas mesmas áreas.
Pensando nisso, neste post, vamos explicar a diferença entre os cursos de Administração e de Ciências Contábeis. Além disso, mostraremos como escolher entre essas duas opções de carreira. Continue a leitura e confira!
Como é o curso de Administração?
O curso de Administração tem duração média de 4 anos e é oferecido na forma de bacharelado ou tecnólogo, podendo ser encontrado nas modalidades presencial ou a distância. Para obter o diploma, o estudante precisará cumprir o estágio supervisionado obrigatório e, dependendo da faculdade, entregar um trabalho de conclusão de curso (TCC).
A fim de preparar os futuros profissionais a gerenciar os recursos — tanto humanos quanto materiais e financeiros — de uma empresa, a graduação ensina os alunos a desenvolver estratégias eficientes para enfrentar os desafios de nossa sociedade cada vez mais globalizada.
A grade curricular do curso costuma ser dividida em um ciclo básico, com matérias como Matemática e Contabilidade, e um específico, a partir do 3º ano de estudo. Nesse momento, os alunos terão disciplinas como:
- Gestão de Qualidade;
- Matemática Financeira;
- Pesquisa de Mercado;
- Práticas Empresariais;
- Teoria dos Jogos.
Como é o curso de Ciências Contábeis?
O curso de Ciências Contábeis também apresenta duração média de 4 anos e é oferecido como bacharelado ou tecnólogo, presencial ou a distância. Da mesma forma que ocorre com a Administração, o aluno precisará realizar um estágio obrigatório e entregar o TCC, dependendo das diretrizes da faculdade.
O curso tem o objetivo de preparar profissionais para cuidar do planejamento e da gestão contábil das empresas, controlando receitas, despesas e lucros. A graduação apresenta ao estudante disciplinas como:
- Análise de Demonstrações Financeiras;
- Auditoria Contábil;
- Fundamentos da Gestão de Pessoas e de Processos;
- Gestão Financeira;
- Perícia Contábil.
Ciências Contábeis ou Administração: como escolher?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada curso, chegou a hora de decidir entre Ciências Contábeis e Administração. Para isso, é preciso entender que, apesar de parecerem semelhantes, ambos os cursos apresentam oportunidades de trabalho diferentes.
O administrador pode atuar em uma vasta gama de atividades, nas áreas de recursos humanos, de finanças e de patrimônios, entre outras, em setores como administração hoteleira, hospitalar ou de comércio exterior.
Já o contador atuará em escritórios e departamentos de contabilidade, tanto da indústria quanto do comércio, podendo ser autônomo ou contratado sob regime de CLT. Ele trabalhará com foco na administração dos registros em livros, na elaboração de demonstrações contábeis e na prestação de consultoria.
Enfim, não é difícil decidir entre cursar Ciências Contábeis ou Administração: basta ter em mente que uma opção é ideal para quem procura uma formação focada na área financeira, enquanto a outra oferece uma abordagem mais generalista. Portanto, considere esses fatores enquanto estiver se preparando para o vestibular.