Quer saber o que fazer para passar no vestibular? Esse é um processo decisivo que demanda bastante preparação, tanto mental quanto em relação aos estudos. Assim, é importante você compreender como se organizar no período antes das provas.
A boa notícia é que existem diversas estratégias que você pode adotar para ter uma rotina de estudos mais produtiva, trabalhar o seu emocional e chegar aos exames com toda a preparação necessária.
Tem interesse em conhecer essas técnicas? Então, acompanhe este post e fique por dentro de tudo o que você precisa para passar no vestibular com mais tranquilidade!
Saiba quais são as melhores práticas para estudar
Independentemente de quanto tempo você tem para se preparar para o vestibular, é fundamental adotar alguns métodos de estudo, para fazer com que a absorção de conteúdo seja mais produtiva, rápida e duradoura.
Nesse contexto, algumas práticas se destacam, ajudando a estudar mais e melhor. A seguir, confira alguns exemplos!
Resumos
O que você faz quando assiste a uma aula? Algumas pessoas gostam de fazer anotações do que foi dito e das apresentações, enquanto outras preferem prestar atenção, sem escrever nada. Ambas são escolhas válidas, mas precisam ser compatíveis com a forma que você aprende melhor.
Além disso, o aproveitamento da aula pode ser maior se você apostar nos resumos. Basicamente, trata-se de tirar um tempo após estudar um conteúdo para elencar os principais tópicos referentes a ele.
O ideal é usar as próprias palavras para fazer o resumo, assim você tem a oportunidade de identificar o quanto aprendeu sobre o assunto e se já tem domínio sobre o tema o suficiente para fazer uma autoexplicação com algumas frases.
Flashcards
O vestibular tem diversos conteúdos que podem cair nas provas. Desse modo, será necessário decorar alguns dados, como fórmulas, datas e fatos. Uma técnica muito adotada para esse tipo de atividade é o uso de flashcards.
São papéis destinados às anotações rápidas e concisas sobre um tema, com o uso de palavras-chave. Assim, sempre que você precisar revisar um conteúdo já estudado, basta consultar os flashcards. É possível também apostar em aplicativos para estudar, que permitem economizar folhas, além de ajudar a fazer a revisão de forma prática e de onde você estiver.
Exercícios
Sabe aquela velha história de que a prática leva à perfeição? Nos estudos, essa é uma grande verdade. Quanto mais contato você tiver com um tema, mais familiaridade ganhará, facilitando na hora de utilizá-lo em algum contexto, como no vestibular.
É por isso que resolver problemas e fazer exercícios sobre os tópicos estudados em aula é importante. Afinal, além de reforçar o contato com o assunto, você ainda tem a oportunidade de testar seus conhecimentos.
Inclusive, essa dica vale para todas as matérias. Apesar de a resolução de exercícios ser mais comum nas disciplinas de Exatas, utilizar essa técnica para estudar Ciências Humanas, Linguagens e técnicas de redação também é muito vantajoso.
Entenda como selecionar as matérias para estudar
E quando a dúvida não é sobre como estudar, mas sim o quê? Também há solução para esse caso. Para isso, um grande aliado será o cronograma de estudos. Com ele, é possível se organizar melhor na rotina e garantir que os temas mais relevantes para passar no vestibular sejam devidamente estudados.
Para selecionar o que você precisa estudar, é necessário, antes, conferir o conteúdo programático do vestibular. Assim, você sabe o que esperar da prova e em quais disciplinas focar os estudos.
Depois, faça uma lista com todos os temas que precisam ser estudados, assim como aqueles que devem ser apenas revisados — pois você já domina. Reflita também sobre tempo disponível que você tem no dia a dia para se dedicar aos estudos.
Por fim, basta construir um planejamento que agrupa os temas que devem ser estudados e revisados nos horários vagos, reservados para a preparação do vestibular. Com isso, você tem o seu planejamento pronto para oferecer mais organização no seu dia a dia.
Veja os segredos para manter o foco nos estudos
Uma das dicas de vestibular mais importantes é a necessidade de manter o foco no aprendizado. Durante a rotina de estudos, é comum desanimar ou sentir que não está tendo o resultado esperado. No entanto, isso não é motivo para desistir ou se distrair.
O cronograma de estudos ajuda muito a ter mais disciplina com os estudos. Mas, existem outras estratégias que podem ajudar a otimizar a sua rotina e melhorar a concentração.
Uma prática muito eficiente é o método Pomodoro. Com ele, você se compromete a passar 25 minutos em total concentração, para, em seguida, receber uma pausa de 5 minutos. A partir disso, é só criar blocos de 25×5, intercalando estudos com descanso. A longo prazo, essa técnica ajuda a tornar a rotina menos cansativa, a evitar a procrastinação e a melhorar o desempenho nos estudos.
Confira como se preparar mentalmente para a prova
Essas dicas de Enem e vestibular são muito úteis para organizar os estudos, mas e para se preparar mentalmente? A princípio, é preciso levar em consideração que uma rotina de aprendizado otimizada já ajuda a aliviar o medo e a insegurança das provas, pois permite o desenvolvimento de autoconfiança intelectual.
No entanto, é difícil não sentir nervosismo quando o vestibular se aproxima. Sendo assim, nada como tirar um tempo maior para relaxar antes do exame. Alguns truques que vão fazer a diferença são:
- evitar estudar muito na semana do vestibular;
- repassar mentalmente as dicas de redação e as questões de cada prova;
- fazer atividades divertidas e descontraídas;
- reconhecer que você deu o seu melhor até agora;
- lembrar-se de que o vestibular é apenas uma pequena fase de uma vida repleta de sucessos e conquistas.
E agora, já se sente confiante para passar no vestibular? Tenha em mente que enfrentar avaliações não é uma experiência fácil, mas é possível ter ótimos resultados quando você conta com uma boa preparação.

Guia de profissões
Baixe seu E-book agora!