E-mail: atendimento@futurainfo.net
WhatsApp: (69)99292-5873 / (69) 3535-3978
Quando foi a última vez que você enfrentou um desafio, superando os próprios limites e alcançando uma conquista importante? Se a resposta para essa questão demorou a surgir na sua cabeça, é possível que você esteja na zona de conforto.
Zona de conforto é como chamamos aquela situação em que a pessoa repete algum comportamento que a faz se sentir segura, confortável, e que, até certo ponto, funciona para ela. Contudo, toda essa sensação de estabilidade é traiçoeira, pois deixa o indivíduo mais vulnerável às mudanças que inevitavelmente acontecem.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e mostrar a você por que é tão importante mudar esse cenário. Confira!
Se não fosse tão convidativa, a zona de conforto não teria esse nome. É mais fácil fazer sempre o mesmo, atingindo um desempenho mediano, do que correr riscos e não saber o que pode resultar disso.
O problema é que, desse jeito, você perde oportunidades de crescer como pessoa e como profissional. Além de a sua carreira ficar estagnada, ela pode sofrer um choque a qualquer momento — uma demissão, por exemplo — e você não estará preparado para reagir.
Para lhe ajudar a perceber se está ou não na zona de conforto, trouxemos alguns indicadores típicos dessa situação.
Ainda que esteja uma posição confortável, sem grandes agitações, você não consegue ficar completamente satisfeito. Seus resultados até podem ser razoáveis, mas nem sempre são suficientes e uma melhora na situação seria bem-vinda.
Apesar de, vez ou outra, pensar nessa melhora, é mais simples continuar com o comportamento do que aceitar desafios. As possíveis dificuldades fazem você desistir antes mesmo de tentar uma mudança.
Você já nem sabe mais por que faz o que faz. No trabalho, por exemplo, os dias passam sem nada estimulante acontecer. As horas se arrastam, dia após dia, sem que haja um sentido maior por trás das suas ações.
Uma vez que você consiga deixar esse poço de acomodação, sua vida vai mudar completamente. A seguir, veja alguns motivos para romper essa barreira.
A partir do momento que você estiver fazendo algo que realmente gosta, a disposição para trabalhar será parte natural do seu cotidiano. A rotina profissional passará a ter um propósito e será muito mais instigante.
O sucesso profissional chega para aqueles que se dedicam às suas carreiras. Se você gostar do que faz e enfrentar os desafios que surgirem, deixando o comodismo para trás de uma vez por todas, sua carreira vai evoluir cada vez mais.
A zona de conforto pode até passar uma sensação de tranquilidade, mas nada se compara à realização pessoal que você vai sentir quando transformar essa situação. Você finalmente vai saber o que é ter orgulho de si mesmo.
Para sair da zona de conforto, é fundamental entender que o seu futuro depende de você. Portanto, aceite os desafios que a vida lhe oferece e seja persistente quando os obstáculos surgirem. Acredite no seu potencial, corra atrás dos seus objetivos e alcance-os, um por um, até realizar todos os seus sonhos.